domingo, 29 de setembro de 2013

Literatura e Meio Ambiente de forma interdisciplinar

Por Larissa Ruas

Em uma sala de aula com capacidade para 30 alunos, geralmente duas a seis crianças saem do cotidiano e entram no mundo da leitura

O ano 2013 é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Ano Internacional da Cooperação pela água, aproveitando o momento a coordenadora de projetos ambientais da Escola Zilda Da Frota Uchôa, Ana Neri, sugeriu que o tema fosse trabalhado na Escola através da parceria com acadêmicas do Curso de Letras da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) que estão fazendo estágio na escola.

Para associar o tema meio ambiente e água junto com a literatura as acadêmicas e a orientadora do projeto, Araci Weber, utilizaram os Livros da Literatura Brasileira, como Grandes Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, Vidas Secas, de Graciliano Ramos que também abordam assuntos sobre meio ambiente, mais precisamente sobre a água.

Para Miryan Therezinha de Oliveira estagiárias do projeto, uma das grandes dificuldades é que poucos alunos participam das oficinas. “Como a oficina é realizada em horários opostos das aulas, infelizmente nem todos os alunos vem participar”, contou Miryan.

Carla Piovezan da Silva diz que a falta de conhecimentos dos alunos no mundo da literatura é grande dificuldade. “Temos alunos de 9º ano que nunca tiveram contato com a literatura, é um mundo totalmente novo para eles", destaca Carla.

Apesar da pouca frequência as acadêmicas contam que os poucos alunos que participam rendem bons frutos. “Nós fazemos produção de texto, cartazes, interpretação e contextualização da leitura do livro para que além deles associarem ao tema central da cooperação da água, eles também possam desenvolver o habito e prazer pela literatura”, concluiu Carla.


Nenhum comentário:

Postar um comentário